Dispel Fun

Lado B - Versões Punks

Inspirado pela #MusiQuinta da semana passada, que teve como tema "versões melhores do as músicas originais", pensei em fazer uma postagem juntando algumas das bandas que apareceram por lá, que são ligadas ou influenciadas pelo punk - valendo Ska também, por que não?

A #MusiQuinta é um evento organizando pelo @miugnutos, que acontece todas as quintas-feiras no Fediverso, onde as pessoas podem mandar músicas baseadas no tema da semana, que mais tarde acabam virando uma playlist no Spotify. Acontece que, segundo o combinado, apenas a primeira indicação de cada pessoa acaba entrando na lista. Então, muitas das músicas acabam ficando de fora, e essa postagem pode funcionar como um "Lado B", reunindo algumas daquelas que não foram pra playlist oficial.

Enumerei na ordem que foram enviadas as 13 músicas que mais curti ver no feed (incluindo as minhas indicações, obviamente), acrescentando duas outras como bônus, que ninguém havia mandado mas que merecem estar aqui. Os links para as músicas originais estão no texto dos comentários, assim como outros direcionamentos interessantes. Dei preferência pros videoclipes sempre que possível, porque eu não consigo desassociar uma coisa da outra. É isso. Bora lá!

1. Accion Mutante - What a Wonderful World (1998)

enviada por diego@bolha.us

Uma das melhores coisas da #MusiQuinta é descobrir sons novos, e a lista já abre com essa agressão sonora que eu desconhecia! Quando colocada lado a lado com a versão original do Lois Armstrong, fica explícito o nível de sarcasmo - ou será que não? De qualquer forma, também me lembra da versão gravada uns anos depois pelo Joey Ramone, em 2002, no album Don't Worry About Me:


2. Come on Eileen - Save Ferris (1997)

enviada por lorimeyers@bolha.one

Essa é um daqueles casos em que demorei pra descobrir que a música é na verdade um cover. Só fui conhecer a música original dos Dexys Midnight Runners muito tempo depois, então a versão definitiva pra mim com certeza é a do Save Ferris. Apesar de que os macacões jeans com lenço vermelho do original saem vencedores no quesito melhor figurino.


3. Street Bulldogs - Karma Chameleon (1999)

enviada por lorimeyers@bolha.one

Apesar do Bandcamp da banda só mostrar essa música listada no split com o Dominatrix, eu conheci ela no album Question Your Truth, como uma das duas faixas bônus, junto do cover de Gonzo Goes to Bitburg dos Ramones. Ambos covers excelentes, especialmente o Karma Chameleon, que na original, do Culture Club, é meio enjoada pro meu gosto.


4. Siouxie and the Banshees - Dear Prudence (1983)

enviada por pancho@bolha.one e liaamancio@ursal.zone

Sou suspeito pra falar, porque a indicação é minha. Mas esse cover da música dos Beatles é sensacional. Depois de já terem feito um cover de Helter Skelter uns anos antes, a banda decidiu repetir o feito. Aparentemente, todo mundo queria fazer alguma coisa com o White Album, exceto pelo Robert Smith (do The Cure) que estava quebrando um galho como guitarrista, e não era muito chegado no disco. Felizmente, Dear Prudence foi a música escolhida, porque era a única que o Robbert Smith conhecia1! Sorte nossa!


5. Minor threat - Steppin' Stone (1984)

enviada por pancho@bolha.one

Essa música é um clássico da minha juventude haha Se não fosse pelo Minor Threat, eu nunca teria parado para ouvir a versão do Monkees. E não é uma música ruim. E se você sempre ficou se perguntando quem é o tal do Skip que o Ian Mackaye comenta no final da música ("Skip we love you"), ele foi o produtor que nos anos 80 apostou no Teen Idles, e produziu vários outros album seminais, como o próprio album homônimo Minor Threat.

PLANTÃO DE EMERGÊNCIA: Pesquisando aqui, descobri não só que a música original não é do Monkees, e sim a versão mais conhecida, mas também que já foi gravada por uma galera, incluindo Sex Pistols, State of Alert, the Trashmen, the Queers, e tem até versão em persa. Minha vida é uma mentira, mas não tenho tempo de alongar essa pesquisa. Vai ficar pra outro dia.


6. Reel Big Fish - Take On Me (2002)

enviada por Vitu@masto.donte.com.br

Ok, todo mundo conhece a versão do A-HA, e muita gente também vai lembrar da versão ska do Reel Big Fish. Essa foi uma que escutei bastante na minha fase "rude boy", e me lembra longas discussões que eu tinha com um amigo no mIRC, sobre o RBF "ter se vendido" porque passava o tempo todo na MTV (coisa de adolescente), ou na versão copo meio cheio dele, que é melhor isso do que outras coisas POP que passavam na época.


7. Amy Winehouse - Monkey Man (2006)

enviada por pancho@bolha.one

Que tal Amy Winehouse fazendo cover do cover do Specials de Toots & The Maytals?

Amy (2006), The Specials (1979), Toots & The Maytals (1969)

WE NEED TO GO DEEPER


8. Circle Jerks - I Wanna Destroy You (1995)

enviada por pancho@bolha.one

Se o Keith Morris falasse pra mim que quer me destruir até o último átomo, eu ficaria preocupado. Tudo bem que a música é uma alegoria pra governos ultra bélicos, mas ele tem uma energia caótica que parece que não se importaria com esse detalhe. O mais engraçado é que a música original é de uma banda chamada Soft Boys (e a música já era boa, ein?).


9. Butthole Surfers - The Hurdy Gurdy Man (1991)

enviada por pancho@bolha.one

Essa é pra completar a tríade do Fediverso: Linux, café e Butthole (Surfers). Tem uns comentários muito bons nesse vídeo. Tipo, "Quando você tem um orçamento de 100 dól pra um vídeo, e gasta 99 em drogas." Ou, "O Donovan fez um cover dessa música 30 anos antes dos Butthole Surfers escreverem ela". O que parece ser um consenso é que essa é a melhor música de todos os tempos (e a mais chapada).


10. Dinosaur Jr. - Just Like Heaven (1987)

enviada por pancho@bolha.one

A definição de uma versão melhor que a original, é quando o autor da música assume publicamente que gostou tanto do que ouviu, que acabou mudando como toca a música ao vivo2. Outra anedota é que a música acaba de maneira abrupta porque a fita terminou durante a gravação, mas a banda não se deu o trabalho de regravar, e foi assim mesmo que enviaram para o pessoal do The Cure. Eu amo essa música (e o Robbert Smith também).


11. Toy Dolls - Livin' la Vida Loca (2000)

enviada por vespa@ursal.zone

Eu não conhecia esse cover de Rick Martin, mas posso afirmar que é 100% a cara do Toy Dolls. E isso me lembra de uma viagem de van que fiz com uma galera, em que eu fiquei enchendo o saco de um amigo pra colocar um DVD de clipes do Toy Dolls que ele tinha levado, pra tocar na viagem. Todo mundo odiou e a viagem foi longa e o silêncio desconfortável.


12. Sid Vicious - My Way (1978)

enviada por vespa@ursal.zone

Essa aqui é interessante! Alguém conseguiu acordar o Sid Vicious por tempo suficiente pra ele gravar esse clipe de um cover do Frank Sinatra. Ou talvez eles tenham demorado meses, gravando 5 minutos de cada vez, quando o Sid acordava pra ir ao banheiro. Diz que o editor não ficou satisfeito com o trabalho de colagem, e tiveram que chamar o Gari Oldman pra se fantasiar de punk e refazer o serviço do zero anos mais tarde.


13. Ataque 77 - Porque te Vas (1993)

enviada por augustocc@social.br-linux.org

Essa foi outra que foi novidade pra mim. Eu sei que o Ataque 77 é uma banda Argentina, mas eu nunca realmente parei pra escutar ela por causa da expectativa desencontrada que nome da banda me causa. Eu sempre espero algo bem mais agressivo. Enfim, preciso mudar isso! A música original é de uma cantora espanhola dos anos 70, chamada Janette (mas eu tenho certeza que já vou ter esquecido essa informação semana que vem).


14. BÔNUS: The Clash - I Fought the Law (1979)

A primeira Faixa Bônus é uma música do The Clash! Sim, ela é um cover, quem diria! Estou sendo bem sincero ao assumir que nunca tinha ouvido antes o nome Bobby Fuller Four, muito menos The Crickets, que foi quem gravou a música original em 1960. Mas, parafraseando Platão3:

"Quando você tem insônia, nada é real. Tudo parece distante. Tudo é cópia da cópia da cópia."


15. BÔNUS: Ramones - Substitute (1994)

Eu não gostava de música até conhecer Ramones. Simples assim! Eu era moleque quando cheguei em casa um dia e meu pai estava ouvindo o CD recém comprado (no camelô) do album We're outa Here - o album ao vivo do show de despedida do grupo. Depois disso, nada mais foi o mesmo, e demorei anos e anos pra aprender a gostar qualquer coisa que não fosse tocada com velocidade e energia. Em uma seleção de covers, achei que seria pertinente terminar com Substitute, cover do The Who. A propósito, o album Acid Eaters, onde os Ramones lançaram essa gravação, é um album só de covers. Recomendo muito!


  1. Eu li isso na Wikipédia! Mas se você quiser ir atrás da fonte original, está na biografia autorizada da Banda.

  2. Sim, outra referência da Wikipédia, e eu não me arrependo de nada.

  3. https://www.youtube.com/watch?v=pAQ3JuXkDkU